Postálbum de Viena

Uma semana depois, finalmente tenho tempo de organizar um postálbum da viagem do trio Carina-Volker-Martin a Viena, Áustria. Na análise in loco, confirmei (talvez depois de um choque inicial, do tipo: “é assim o leste europeu?”) que a cidade tem mesmo muitos encantos! Os passeios foram muito intensos, mas preciso (por motivo de tempo) me restringir a comentários sobre algumas fotos selecionadas!

O primeiro lugar a visitar foi o Palácio de Hofburg, residência de inverno da dinastia dos Habsburg (Império Austro-Húngaro). Lá visitei os aposentos do Imperador Franz Joseph I e da Imperatriz Elisabeth, ou Sissi, com uma exposição sobre a fabulosa (e controvertida) história dela. A foto é de uma das alas do Palácio de Hofburg.

Em seguida, uma longa caminhada pelo centro. Na foto, a Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom). Em obras, claro: como a Abadia de Westminster, a Catedral de York, a Catedral de Lausanne… Eu não tenho sorte, mesmo!

Na noite do sábado, fui a um concerto de músicas de Strauss e Mozart, dois compositores clássicos e vienenses, no Kursalon, onde o próprio Strauss realizou apresentações. Já contei um pouco sobre o concerto aqui. Na primeira foto estou tocando violino ao lado do Strauss (só pra esclarecer: o cara dourado é o Strauss; eu sou o cara com o violino invisível). A segunda foto é de uma das alas do Kursalon.

No domingo, passamos rapidamente pela roda gigante Ferris, construída ainda no século XIX.

Dizem que o panorama da cidade a partir da Ferris é muito bonito, mas resolvemos ser mais ambiciosos: fomos até a Torre do Danúbio (Donauturm), a mais alta edificação de Viena, com 252 metros de altura total. Nas fotos a seguir, eu à caminho da torre (notem o look verão: estava tri quente, tipo uns 15 ou 16 graus Celsius) e uma das vistas que se tem lá de cima.

Na volta para o centro da cidade, uma passadinha pelo bairro internacional, onde fica o complexo-Viena da ONU (foto). (A Haia, Nova York, Bonn, Geneva, Viena… e a próxima deverá ser Paris! Depois que a situação ficar mais calminha por lá, quem sabe Nairóbi?)

Já de volta ao centro, espiamos a Hundertwasserhaus, essa construção super original e de certa forma “ecológica” do arquiteto vienense Friedensreich Hundertwasser.

Mais pro fim do passeio, em alto estilo, o Palácio Schönbrunn, a modesta (nossa, quase simplória!) residência de verão da dinastia dos Habsburg. Do morro atrás do palácio se tem uma bela vista sobre o palácio e a cidade de Viena (primeira foto). E pra encerrar a parte fotográfica do postálbum, nada melhor do que as carinhas dos três aventureiros, contentes por curtir o entardecer com uma vista digna de imperadores! 😉

Antes de voltar à Alemanha, ainda visitamos a Figarohaus, como é conhecida a casa onde Mozart morava nos tempos em que compunha a ópera “As bodas de Fígaro”. Ela aparece no filme Amadeus, que hoje, ainda no clima vienense, vou assistir pela segunda vez com mana e cunha (que nunca assistiram!). O filme é de 1984, mas passa por 2000-e-alguma-coisa tranqüilamente – “ótima sugestão, aliás, pra quem ainda não viu”!

(Não se preocupem: não pretendo terminar todos os posts com sugestões de filmes… é que desta vez foi realmente inevitável!)

6 ideias sobre “Postálbum de Viena

  1. Luciana

    Estando ao lado destas maravilhas históricas e curtindo o melhor da vida que é viajar como ousas dizer que não tens sorte por uma simples circunstância de reforma, um gostinho de quero mais sempre tem que existir. Linda a foto dos tres aventureiros.Beijo e obrigada pela profª Ivone está dando tudo certo.

    Curtir

    Resposta
  2. Pingback: Tudo de Mozart | Martin D. Brauch

Deixe um comentário