Vida, obra e blog do Guri

Ao longo da semana aconteceram três coisinhas que me deixaram pensando sobre o blog. (E como eu fiquei pensando demais sobre o blog, acabei não postando…? Não, não foi bem isso. Tenho passado as semanas inteiras lendo para as aulas; raramente sobra tempo para fazer qualquer outra coisa além disso e das coisas de sobrevivência. E olha, as perspectivas de conseguir fazer sobrar tempo na semana para postar estão bem brabas!)

Primeiro, segunda-feira (14/09) veio um comentário no meu post The UK Tour 2007. O comentarista, Pedro Nercessian, simplesmente disse:

Que Irado, amigo. Um dia ainda vou fazer isso. Um abraço!

Segundo, quinta-feira (17/09) veio um comentário de Arlete Soffiatti ao meu post Tudo de Bonn:

Ola, Sei que este seu post é antigo mas bem atual pra mim. Moro em Bonn e meu blog chama www.tudodebonn.blogspot.com.

Coincidência, ne? Por acaso, tambem moro perto de onde voce trabalhou. Pena não termos nos conhecido na epoca, talvez voce pudesse ter arranjado um local pra morar aqui no meu bairro que é sensacional. Um abraço

(Bem, a Arlete andou comentando outros posts também – bem-vinda, Arlete! Agora, aproveito pra te responder: se foi coincidência eu não sei, mas o fato é que o meu post Tudo de Bonn é mais antigo que o teu blog… hehe!)

Fora o fato de que tanto Pedro quanto Arlete me mandaram abraços, há outra coisa comum às aparições de cada um deles no meu blog: eles chegaram a posts antigos (Pedro: 2007; Arlete: 2008), que há muito tempo não figuram na capa do meu blog. Isso me faz pensar na quantidade de informação que eu tenho colocado aqui, e em como tudo isso pode acabar aparecendo nas mais diversas buscas pelo google.

E isso me leva à terceira coisa que aconteceu esta semana. Recebi um e-mail da NYU, alertando todos os estudantes acerca das suas personas online. Começa assim (traduzi):

A maioria dos estudantes de Direito desenvolveram uma “persona online”, seja através de um blog pessoal, comentários e posts em outros blogs, participação em salas de bate-papo, perfis no Facebook [aqui orkut não é tão pop quanto no Brasil], Twitter, grupos e listas de e-mails, ou mesmo e-mails particulares que são encaminhados amplamente.

Os empregadores estão cada vez mais atentos às “personas online” dos candidatos, e estão voltando-se ao Facebook, ao Google, e a outras fontes online para “conferir” um candidato antes de tomar a decisão de contratação. Em resposta a isso, [a NYU] quer alertá-lo sobre o impacto sobre sua carreira de postar informações sobre si mesmo na Internet.

Dono de um blog que é mantido há mais de três anos (!) e que inclui um bocado de informações pessoais e opiniões – e também dono de contas no Facebook, Orkut e Twitter (bah, faz tempo que não entro lá!) -, minha reação imediata foi: “glup”. Depois me tranquilizei, vendo a lista de links que seguia no e-mail, com exemplos de coisas absurdas que as pessoas dizem e fazem online (um dos links é este aqui, in English).

Autodiagnóstico: “meu caso não é tão grave”. Estou livre desses perigos, porque o meu blog (e por aí me escapa a modéstia) é supersimpático, quase sempre em tom de “carta aos amigos”, com opiniões razoáveis e politicamente corretas (mesmo na coluna What really grinds my gears, que nem é tão frequente assim). Mesmo que o caso não seja grave, estão aí os exemplos de Pedro e Arlete para comprovar que a exposição da minha “persona online” existe.

Uma ideia sobre “Vida, obra e blog do Guri

  1. arlete soffiatti

    Que bom que voce não patenteou o nome do seu post como um possivel nome para um blog, caso contrario, eu ficaria sem opção para o nome do meu blog que vem bem a calhar sobre os assuntos que trata. Aliás, cheguei ao seu blog porque alguem que havia entrado no meu googlou “Tudo de Bonn” e vários links apareceram.Foi pena voce não ter encontrado um local para morar perto do seu local de trabalho enquanto estava aqui. Poderia ter aproveitado seu tempo e dinheiro muito mais, não?Mas tudo vale a pena quando…Abraço

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s