Metrô e nostalgia

Morando na frente da NYU Law, acabo usando o metrô bem menos que o nova-iorquino médio. Mesmo assim, já andei bastante de metrô por aí e tenho uma boa noção da rede (depois de meio ano aqui, é o mínimo!). Não sei se posso dizer que tenho uma estação preferida, ou uma que menos goste – primeiro que é difícil se apaixonar pelas estações de metrô daqui, e segundo porque acho que não conheço tantas assim pra poder fazer um julgamento bem-informado! –, mas posso contar com segurança sobre as “entradas/saídas de estação de metrô” de que menos/mais gosto.

Hoje fui com uma amiga a uma exibição de fotografia na Park Avenue Armory, no Upper East Side. Em vez de caminhar um pouco mais aqui no Village pra pegar o trem 6 e chegar pertinho do destino, resolvi caminhar menos aqui (uma quadra até a estação West Fourth – Washington Square), pegar o F, descer na estação Lexington Avenue – 63rd Street e caminhar um pouco mais até o destino. Péssima ideia. (Pelo menos posso culpar o google maps pela sugestão furada.) Não foi a primeira vez que desci na estação Lex–63rd, mas acabei esquecendo que a plataforma fica mais perto do centro do planeta que da superfície terrestre… Sem brincadeira. Fica nas mais cavernosas profundezas do soterramento. A Wikipédia não me deixa mentir: diz que “leva bastante tempo para ir do nível da rua até a plataforma”. E um site sobre o metrô diz que a plataforma inferior fica a 100 pés da superfície – 30 metros, ou cerca de dez andares. Pronto: entrada/saída de que menos gosto.

Agora, a entrada/saída de que mais gosto é, sem dúvida, a da estação 42nd Street – Bryant Park. Mas não qualquer entrada/saída: a da esquina sudeste da 42nd St com 6th Ave. Aliás, só a saída, mesmo – a entrada não tem nada de especial. O motivo é simples. A primeira coisa que se vê ao subir a escada é o Chrysler Building (que pode ter sido superado pelo Empire State em altura, mas não em beleza). É muito lindo sair da estação, pisar na calçada do Bryant Park e dar de cara com o Chrysler… Ainda preciso tirar uma foto naquela saída de metrô. É uma imagem de que não quero esquecer.

Ainda mais lindo é seguir caminhando na 42nd. A Biblioteca Pública fica alguns metros adiante, na 42nd St com 5th Ave. E a Grand Central – a maior estação de trem do mundo – umas quadras adiante, na 42nd St com Park Ave. E ainda mais umas quadras adiante, à beira do East River, a sede das Nações Unidas, na 42nd St com 1st Ave. (Comecei com metrô e terminei com nostalgia… os mistérios da sinapse!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s