O carinha do xerox

Acordei e fui direto à Biblioteca do Centro de Direito Ambiental da IUCN (The World Conservation Union), para coletar e fotocopiar artigos para minha pesquisa. Fiquei lá até as 15:30 e só então vim para o Secretariado – ou seja, passei a maior parte do dia por lá.

O sistema de xerox, tanto aqui no Secretariado quanto na IUCN, é o seguinte: cada um faz por si próprio as fotocópias de que precisar. Eu já conhecia o sistema, mas até hoje nunca o tinha sentido na própria pele. Acontece que a máquina de xerox era supermoderna: mudava suas configurações (magnitude de zoom e tamanho de folha) conforme as dimensões do material que estava copiando. Eu já tinha operado uma máquina de xerox alguma vez na vida (francamente não me lembro quando nem em que ocasião; só sei que foi no Brasil!); porém, definitivamente ela não tinha a metade das funções automáticas dessa que usei hoje.

Moral da história: das 63 cópias que fiz, 51 (uma boa idéia!) prestaram; as outras 12 foram para o lixo (ou melhor, para o bloquinho de rascunho). Suponho que tenha sido ótimo para um principiante como eu – um aproveitamento de 80,95%! (51 em 63 dá isso, pra quem ficou pensando “daonde ele tirou esse número?”.)

Enfim, a experiência serviu para pensar em nunca mais praguejar contra o carinha do xerox, aquela figura curiosíssima que existe no Brasil e que, aqui na Alemanha, se é que existe, está em extinção. Primeiro: praguejar não é uma atitude cristã. Segundo: faz mal à saúde. Terceiro, e principalmente: o carinha do xerox nos faz um trabalho de grande valia!

Anúncios

Uma ideia sobre “O carinha do xerox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s