Tempos históricos

Ao longo do meu período aqui em Bonn, sinto que estou cada vez mais interessado, consciente e informado a respeito de questões de política internacional. E não se trata apenas de uma conseqüência óbvia de estar fazendo estágio nas Nações Unidas e de assistir todas as noites à CNN: acho que realmente estou acompanhando mais intensamente e mais de perto o curso da história. (Não consegui encontrar uma forma menos cafona para expressar isso, mas é bem como estou me sentindo!)

Primeiro, os preparativos para a terceira reunião do enforcement branch do Protocolo de Quioto. Não, nada de bocejos nesta hora: é no mínimo emocionante que pela primeira vez um Estado soberano seja de certa forma “julgado” (num processo quase-judicial) por descumprir determinações do Protocolo, ainda que parcialmente, correndo o risco de ser penalizado. Nesse momento histórico, tenho o privilégio de trabalhar “nos bastidores do tribunal”. (Mais informações sobre o caso aqui, na parte final da página, sobre “Questions of Implementation”!)

Segundo, a declaração de independência de Kosovo no último fim de semana – uma mudança nas fronteiras do Velho Continente, justo quando estou pesquisando sobre questões territoriais no cenário internacional. Eu estava na Suíça com minha irmã e meu cunhado no domingo, e passamos na frente da sede de Genebra das Nações Unidas, onde havia comemorações pela declaração de independência. Acabei tirando uma foto histórica, que ilustra o dilema de vários países e das Nações Unidas em conjunto (do lado de dentro das grades da comunidade internacional) quanto a reconhecer ou não o novo Estado de Kosovo (do lado de fora).

Por fim, ontem, a renúncia de Fidel Castro. Como costumo brincar por aqui, nunca imaginei que viveria pra ver isso! 😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s