Sete de abril: dia de Telemann

A expressão “Sete de Abril”, pra um pelotense como eu, é sinônimo de cultura: lembra o mais célebre teatro da cidade. Construído quando ainda se escrevia theatro (1831) e tombado pelo patrimônio histórico nacional (1972), é hoje o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento (e todo pelotense, em regra bairrista, enche a boca pra dizer isso).

Mas não foi pra lá que fui ontem, Sete de Abril de 2008: foi pra Catedral Anglicana do Redentor, onde se realizou um concerto de música instrumental alemã do século XVIII. O Grupo Instrumentarium, com talentosos músicos brasileiros e argentinos, executou músicas do compositor Georg Philipp Telemann.

Quem? Pois se trata de um dos meus compositores barrocos preferidos! Ele compôs várias peças para flauta-doce, e muitas delas eu já estudei. Sim, eu toco flauta-doce – deveria reservar mais tempo para praticar! Telemann teve a coragem que eu não tenho: abandonou os estudos de Direito para seguir uma carreira de músico. Acabou tornando-se um dos compositores mais ativos da história. Inspirador, não?

2 ideias sobre “Sete de abril: dia de Telemann

  1. Luciana

    Ano passado assisti neste mesmo local a 5ª edição do Música Antiga nas Igrejas que é um projeto itinerante e se realiza em igrejas de todo e estado, foi divino, se chamava “A Due Canti” Música Italiana Virtuosa do Séc XVII. Guardo até hoje o programa. Recomendo

    Curtir

    Resposta
  2. Camila

    PROTESTO!Como leitora do BDG estou protestando por postagens mais frequentes, afinal a última postagem no blog fez aniver de 1 MÊS! Estamos com saudade! (falo em nome dos outros leitores também)Te agiliza MARTIN! :PBeijo

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s