oportuNYdades

Recentemente aconteceram aqui a NYC Climate Week (20-26 de setembro) e a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (23-26 e 28-30 de setembro). São só dois exemplos dos tantos eventos que acontecem por aqui, que me interessam e têm tudo a ver com o que eu estudo, mas que eu simplesmente não posso ou não tenho tempo para acompanhar. Mesmo assim, algum proveitinho tenho conseguido tirar do fato de que um grande número de pessoas importantes e/ou com ideias interessantes (as duas características nem sempre andam juntas!) circula aqui por NYC.

Um exemplo: durante o período da Assembleia Geral, o Presidente da República Dominicana, Leonel Fernández Reyna, veio palestrar aqui na NYU Law sobre “Governança global e os países em desenvolvimento”; fui assistir. (Aliás, vale contar que um dos elevadores da faculdade travou e o Presidente ficou preso ali por algum tempo. Se fosse no Brasil, já viram o escândalo na mídia no dia seguinte, né?) A bem da verdade, discordei de várias das colocações dele – a maioria delas talvez perdoável por ele ser um político que, embora instruído e com uma admirável capacidade de se expressar em inglês, não é propriamente um “acadêmico”. Porém, de forma geral, foi positiva a experiência de assistir de perto a uma palestra de um chefe de Estado.

Exemplo de hoje: fui à Columbia University assistir a uma palestra sobre mudança climática, com alguma ênfase nas posturas da Índia e dos Estados Unidos, e nas expectativas para as negociações internacionais de dezembro em Copenhagen. Um dos palestrantes foi o Dr. Thomas Schelling, um simpático professor de 88 anos de idade, pioneiro no estudo de economia da mudança climática e ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2005. O outro palestrante foi o Dr. Rajendra Pachauri, diretor do IPCC desde 2002. O IPCC (que junto com Al Gore ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007) é um grupo de pesquisadores sobre mudança climática.

Curiosamente, ambos os palestrantes já foram assunto no meu outro blog (involuntariamente desativadíssimo), climabrasil. Comentei sobre Schelling aqui no meu outro blog em vista de um artigo sobre economia do clima que ele escreveu no The Times of India. E comentei sobre Pachauri no outro blog também por causa de um artigo sobre ele no The Times of India. Pachauri recomenda que os indivíduos mudem seus estilos de vida (“não coma carne, ande de bicicleta, seja um consumidor frugal”) para ajudar a reduzir o efeito estufa.

Enfim, são “velhos conhecidos”, a respeito de quem já tinha lido, e agora tive a oportunidade de ouvi-los de perto. Mais um oferecimento de… New York, New York!

Uma ideia sobre “oportuNYdades

  1. SamiAguiar

    Dr. Goldfish! Ao contrário do que possa parecer, não estou vindo aqui por oportunismo; sou teu leitor assíduo, só não comento (leio pelo smartphone pra poupar tempo, sabe como é).Preciso de uma forçona tua: estou fazendo meu TCC pro Direito sobre a quase-nacionalidade no Brasil (pois é, sabe Deus o motivo, escolhi Direito Internacional para o meu TCC). Tens algum autor pra me indicar ou contribuições à matéria?Peço-te a gentileza de me mandares resposta com relativa urgência, pois meu prazo está afunilando e eu estou na re-redação do negócio (pois é, a Informática NÃO é uma ciência exata).Posta mais fotos! Abração!

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s