Casamento indiano: Mosallah

De roupa nova, fui ao meu primeiro almoço tradicional indiano e vestido tradicionalmente como indiano. Foi o Mosallah, uma festa-almoço organizada pelo tio materno da noiva, realizada em um dos salões do Princess Victoria and Mary Gymkhana, um centenário clube de Mumbai. O evento começou com uma cerimônia em que os noivos ganharam diversos presentes pequenos da família da noiva.

Os noivos e a família da noiva, em parte da cerimônia que antecedeu o almoço
De pyjama e kurta,
rindo da situação de ser “modelo fotográfico indiano”
para três amigos ao mesmo tempo

Infelizmente não vou me lembrar dos nomes (eu deveria ter anotado tudo!), mas do “fluxo” da refeição eu me lembro bem! Sete pessoas sentam no chão ao redor de um prato metálico comum, bem grande. Em regra, não menos nem mais que sete poderiam sentar ao redor de cada prato, mas essa regra foi flexibilizada para que todos os estrangeiros pudessem participar também (sob instruções dos indianos).

Nesse prato grande são servidos os diferentes pratos da refeição: um prato salgado e outro doce, de forma alternada. Não se deve começar o segundo prato antes de que o primeiro tenha sido consumido – e assim sucessivamente até o enésimo… foram muitos e muito bons!

Sou vegetariano, então não tive problemas com a maioria das refeições que fiz na Índia – esta foi a exceção. Alguns pratos tinham carnes, mas a família insistiu que eu participasse da refeição, como experiência. Para isso, quando um prato não vegetariano era servido no prato-mesa comum, algum familiar da noiva me trazia um prato vegetariano. Afinal de contas, acho que nessa refeição fui tão paparicado quanto os noivos. O cuidado dos noivos e das suas famílias em bem receber todos os convidados (evidenciado, aliás, em todos os eventos do casamento) chegou a ser enternecedor.

Encerro com algumas fotos. No próximo post, conto dos passeios que fiz após o Mosallah.

Tive a honra de sentar ao redor do prato-mesa dos noivos
“Vista aérea” da refeição. Neste momento,
eu estava deliciando separadamente
um prato vegetariano que me trouxeram,
enquanto os demais comiam o prato não vegetariano.
Aqui fui flagrado pelo amigo Apostolos secando a boca da lata de refrigerante (ha!)
Lavando as mãos ao final da refeição (foto também do Apostolos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s