Cada um no seu círculo

Uso bem pouco o Google+, mas ele está sempre lá, integrado ao meu e-mail. De vez em quando, alguém me adiciona ao seu círculo. Ontem fui adicionado por alguém que se identificou como morador de Nova Iorque, formado (como eu) pela Faculdade de Direito da New York University e ex-empregado da mesma universidade. Mas não reconheci o nome e logo vi que não podíamos ser conhecidos. Mais: logo vi que seria alguém que eu não gostaria de conhecer. De qualquer forma, nem teria como, porque logo vi que o perfil era falso.

Bloqueei e relatei abuso: “este perfil não representa um indivíduo real”. Cada um no seu círculo.

O indivíduo não real que tentou me adicionar ao seu círculo tinha na sua página de perfil apenas links para um site chamado “Best Essay Cheap” (reluto até a mencionar o nome do site; tanto mais me recuso a colocar um link aqui), que vende trabalhos acadêmicos. Sou ingênuo, mas não a ponto de sequer desconfiar que esse tipo de site existisse. Apenas nunca tinha visitado um. Visitei.

É surpreendentemente bem-feito. Vende abertamente o produto. Aceita PayPal.

O texto de divulgação do site diz mais ou menos o seguinte (traduzo do inglês):

Nosso objetivo é prover aos estudantes trabalhos acadêmicos de qualidade todo o ano. Oferecemos ajuda para escrever [os mais diversos tipos de trabalhos acadêmicos, inclusive dissertações e teses]. O time de nossos escritores qualificados tem muita experiência no ramo de escrita de trabalhos acadêmicos. Todos os trabalhos são escritos a partir do zero, o que significa que você receberá um trabalho original, livre de plágio, dentro do prazo. Além disso, nossos preços são baixos.

Melhores que o texto de divulgação são os termos de uso do site. Seguem alguns trechos:

Você concorda com não distribuir, publicar, transmitir, modificar, apresentar ou criar trabalhos derivados, ou explorar os produtos ou conteúdos deste site, sem prévio e expressa autorização pela companhia.

Você não pode colocar seu nome no produto entregue. Todos os escritos entregues são somente para fins de pesquisa ou referência. Não apoiamos, encorajamos ou participamos conscientemente de plágio ou de quaisquer outros atos de fraude ou desonestidade acadêmica. Respeitamos os direitos autorais e não permitiremos conscientemente que nenhum consumidor cometa plágio ou viole direitos autorais.

Você concorda que os textos ou as ideias dos nossos materiais aos quais que você faça referência ou que de qualquer forma use em seus trabalhos acadêmicos devem ser devidamente citados.

E, claro, a esperada limitação de responsabilidade:

A companhia, suas afiliadas ou parceiras não serão responsáveis por qualquer uso antiético, inadequado, ilegal ou de outra forma ilícito dos materiais escritos recebidos de nosso site. Isso inclui plágio; ações judiciais; notas ou conceitos ruins; expulsão; recuperação ou exame; perda de bolsas estudantis, prêmios, títulos ou posições; repetência; suspensão; ou quaisquer outras ações disciplinares ou legais. Os compradores de material de nosso site são os exclusivos responsáveis por qualquer ação disciplinar resultante do uso impróprio, antiético ou ilegal do material.

Em suma: alegam que vendem textos para pesquisa, mas efetivamente vendem trabalhos acadêmicos prontos, que serão usados como tal. Sabem disso, mas fingem que não sabem. O problema não é só dos que compram os textos. Aqueles que os vendem, ainda que afirmem não encorajar a desonestidade acadêmica, deveriam saber que não só a encorajam, como de fato lucram com ela.  E o fazem de forma hipocritamente sonsa, eximindo-se de responsabilidades, usando o juridiquês (não o Direito, que não se presta para isso) a serviço da torpeza.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s