Onde estavas em 11 de setembro de 2001?

Tenho lembrança fotográfica (cinematográfica?) do momento em que soube do ataque às torres gêmeas do World Trade Center. Eu estudava no CEFET-RS (hoje IFSUL), que estava em greve de professores. Por isso, estava em casa numa terça-feira de manhã.

Na cozinha da casa onde morava com minha família em Pelotas, a TV de tubo que marcou minha infância (TV em caixa de madeira, o último lançamento da moda, tesouro dos anos 1970) estava ligada com volume baixo, quase mudo. As imagens das torres e da fumaça chamaram minha atenção. “Filme na TV, numa terça-feira de manhã? E a propósito, que filme horrendo é esse?”

Não demorei a perceber, com tristeza, que não era filme, apesar de ser mesmo horrendo. Nos próximos minutos e dias e meses e anos, as consequências. Esforços de resgate com poucos resultados. Cenário de guerra em pleno Distrito Financeiro de NYC. Segurança antiterrorismo intensificada em aeroportos pelo mundo. No Afeganistão, uma guerra sangrenta e aparentemente interminável contra um inimigo invisível – o Terrorismo. Quase uma década depois, no Paquistão, o anúncio do assassinato do assassino. E muitas outras consequências, percebidas ou não, interpretadas ou não. Por tudo isso, acho difícil esquecer aquela manhã de terça-feira.

E tu, onde estavas em 11 de setembro de 2001?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s