Explorando o território

Hora de explorar meu novo território! Novo, sim, mas nem tanto: em alguns aspectos, La Plata se parece com Pelotas. É uma cidade bastante quente e úmida no verão. Tem porte médio (pouco mais de 600 mil habitantes) e conta com uma Universidad Nacional e muitos órgãos públicos. Os prédios mais antigos datam de fins do século XIX e são na maioria de estilo neoclássico. Muitas ruas ainda têm calçamento de pedra. A cidade tem a forma de um grande quadrado e os cruzamentos são perfeitíssimos ângulos retos.

A bem da verdade, nem todos: além de ruas paralelas e perpendiculares que formam um emaranhado, há algumas… diagonais. Quando vi o mapa, achei que me poria louco ou me perderia no primeiro passeio. Errado. As diagonais, logo se vê, fazem muito sentido, porque permitem atravessar a cidade-quadrado de um vértice ao oposto pelo caminho mais curto possível, o que poupa bastante tempo.

La Plata é muito arborizada. Além das praças a cada cinco ou seis quadras, há muitas árvores ao longo das ruas, de forma que se pode evitar facilmente o sol forte. Ao norte da cidade (a poucas quadras da hospedaria!) há um bosque urbano, perfeito para fazer caminhadas, praticar esportes ou descansar à sombra. (De dia, claro – tudo lindo e maravilhoso, mas ainda estamos falando de América Latina.) Em meio ao bosque há vários prédios da Universidad, o Museo de Ciencias Naturales, o Observatorio… além dos dois principais clubes de futebol – o Estudiantes e o Gimnasia y Esgrima.

As fotos são da Plaza Moreno, a praça central. Um de frente para o outro, a um e a outro lado da praça, estão os prédios da Municipalidad de La Plata e da Catedral, que é a maior igreja em estilo neogótico construída no século XX. É católica, claro, daquelas absurdamente deslumbrantes, que me fazem pensar que… bem, que às vezes os cristãos não pensam direito! Deixando de lado toda a extravagância, a igreja tem um conjunto de sinos que tocam diversas melodias. Tive a sorte de ouvi-los quando passava por ali, mas subir o elevador de uma das torres… vai ficar para outro dia!

Uma ideia sobre “Explorando o território

  1. Lucila

    Nossa, me apavorei! ja escreveste muito e eu ainda nao li tudo! Legal que estas gostando de La Plata… sabes que Barcelona tambem tem esse planejamento com as quadras quadradinhas e as diagonais? O mais legal e’ chegar no cruzamento e ver aqueles angulos agudos contornando o meio fio, nao achas? Fiquei me perguntando se haverao mais coisas em comum em La Plata e Barcelona… sera que ha alguma obra do Gaudi? (just food for thought)

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s