Buenos Aires con ganas

Acordei com toda a disposição e fui a Buenos Aires. O calor na Capital Federal pode ser insuportável, mas tive sorte: o dia estava perfeito para passear. Além do mais, nem podia acreditar: Buenos Aires em um dia útil! Passeei pelas livrarias na Avenida de Mayo. Tem muita velharia e é difícil encontrar qualquer coisa que se tenha planejado comprar. O esporte (em que ainda não sou craque) é ver os livros um por um e tentar achar alguma preciosidade.

Comprei três livros. Um deles, sugestão de meu amigo Enrique: “Martín Fierro” (José Hernández). Outro deles, sugestão de um dos livreiros: “Don Segundo Sombra” (Ricardo Güiraldes). Os dois são clássicos da literatura do gaúcho argentino. O terceiro não foi sugestão, mas intuição. “Buenos Aires con ganas” (Pablo Babini). Quando bati o olho no título, gostei, porque traduzia exatamente a forma como me sentia. Então li a primeira linha: “Sí, che, nací porteño…”. Pensei: já basta – vou levar!

Depois fui encontrar Mike, o canadense que entrou em contato comigo ontem. Tínhamos combinado de nos encontrarmos em um lugar óbvio, para não complicar – Plaza de Mayo em frente à Catedral Metropolitana. O detalhe é que o lugar, talvez por ser óbvio demais, estava cheio de gente. E se achar um desconhecido já é difícil, achar um desconhecido em meio a muita gente desconhecida é quase impossível. Esperei quase meia hora – e nada. Tive de ir a um locutório ligar para o celular do canadense para que pudéssemos nos encontrar. Quando finalmente nos enxergamos, fomos almoçar. O tipo é muito legal, fala vários idiomas e está interessado em trabalhar com mudanças climáticas.

Almoçamos e nos despedimos. Dali fui ao Museu do Cabildo e ao Museu Etnográfico e Arqueológico. E depois, a La Boca. Caminhando. Quando contei isso aqui na pensão, ninguém quis acreditar, porque digamos que La Boca é meio… boca braba; não a Calle Caminito, a parte turística, mas sim o caminho até lá. Mas tudo bem, sobrevivi. E conheci La Boca (foto).

Voltei à Avenida de Mayo e fiz uma merienda tardia em Havanna. Não me refiro, por óbvio, à capital de Cuba, mas sim a um café onde vendem doce de leite, alfajores e havannets de fabricação própria – deliciosos, aliás. Não fui ao Café Tortoni, como tinha planejado… mas é certo que vou. Promessa é dívida, já disse.

Antes que escurecesse e eu virasse abóbora, fui à Avenida 9 de Julio e peguei o bendito micro de volta a La Plata. Até comecei a ler “Buenos Aires con ganas” no ônibus, mas estava tão cansado que acredito que em dez minutos já estava dormindo profundamente, talvez até babando, de tão cansado. E se justifica. Tinha visitado Buenos Aires con ganas.

Anúncios

3 ideias sobre “Buenos Aires con ganas

  1. Fabiane

    Hum, os dois primeiros nos temos. O Mateus ama de paixão. O “Dom”, foi o Nescau quem deu. O terceiro é que ficamos curiosos. Vai contando tudo, que no inverno, queremos passar umas férias em Buenos Aires. Descobre um lugar barato para ficarmos e demais dicas de coisas legais…Bj, continua contando tudo.Fabi

    Curtir

    Resposta
  2. Greicy

    Sempre eh uma diversão pra mim acessar teu blog…Meu irmão, Diego (lembras?), vive falando desse livro Martin Fierro… um dia aida dou de presente pra ele… hehe… ahh… e ele foi otro dia lah na São João… tomara q vah mais… :DE La Boca pode ser “boca braba”, mas nesse ângulo da foto está mto linda! Coisa de arquiteto isso… hahahahhaha…Bjaum amigo!!!!

    Curtir

    Resposta
  3. Haidi Elise Georg

    Martin!!!!Que surpresa assessar teu blog ela primeira vez e descobrir que tu estás andando por aí. Huhu!Ando meio sumida, mas ainda viva. E com algumas novidades: agora vou juntar os trapinhos! E de verdade! Melhor de três, hehehe!!! Estou tentando falar com teus pais e com a Lu, mas tu já ficas sabendo então que dia 22/09 tem festa em São Leo. Super beijo e tudo de muito ótimo e maravilhoso para ti.

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s