Saturday morning

Vou escrever rapidinho, pra ver se aproveito o dia horrível que se anuncia (nublado, úmido e com previsão de tempestade) antes que a pior parte do anunciado aconteça!

Essa semana foi bastante puxada, com muitas leituras de cases sobre punitive damages. (“Danos punitivos”: aqui, um exemplo curtinho para esclarecer do que se trata.) As aulas me deixaram num estágio bem mais avançado do meu processo de commonlawização. Também já sei mais sobre como funciona o ensino do Direito aqui, como devo estudar, como serão os exames. Em resumo: estou mais organizado, tranquilo e ambientado.

Ontem fiz uma prova cujo objeto principal foi a jurisprudência da Suprema Corte sobre punitive damages, e essa foi a (única) avaliação da disciplina de Introdução ao Direito dos EUA (que agora terminou, yay!). Foi um exame tipo pass/fail (não serão atribuídas notas), e a única consequência de não passar é ter de cursar a disciplina de Metodologia Jurídica dos EUA neste semestre (fall = 2009/2). Não é uma consequência terrível, porque eu já pretendia fazer essa disciplina, mas é uma consequência um pouco inconveniente, porque já tinha me planejado para cursá-la no próximo semestre (spring = 2010/1).

Mas não importa muito, porque acho que fui bem o suficiente para não ser obrigado a fazer a disciplina! Difícil saber, claro, porque é um tipo de exame bastante diferente dos que fiz na graduação, e também porque foi em inglês, e também porque foi sobre uma matéria sobre a qual eu estudei por apenas três dias… Mesmo assim, estou confiante. Pode não ter sido A (o que é raro por aqui, aliás), mas definitivamente não foi tão baixo a ponto de merecer C. Ou seja, acho que foi B de bom.😛 (Infelizmente, e como eu já disse, nunca vou saber o conceito, porque essa prova não vai receber nota; é pass/fail.)

Conheci muitos outros colegas do LL.M. (LL.M. = Legum Magister = Mestrado em Direito). E (surpreendentemente) estou conseguindo me lembrar dos nomes. Meus novos amiguinhos e amiguinhas incluem gente da Alemanha, do Brasil, do Canadá, da Grécia, da Holanda, da Índia, da Suécia… o mundo de A a Z, ou quase isso. Foi legal que encontrei várias pessoas da minha especialidade (International Legal Studies).

Ah, e como o semestre começa oficialmente quinta que vem, já começaram a chegar os J.D.s (djei-dís), que são os estudantes de graduação em Direito (J.D. = Juris Doctor = aqui adevogado tambem é dotô!).

E os J.D.s chegaram chegando. Eles parecem tão novinhos… bem, acho que eu também parecia quando entrei na faculdade de Direito!. Além disso, como a maioria deles é dos EUA, eles não parecem tão deslocados como nós, international LL.M.s, e vêm com muita mudança. Os corredores aqui do D’Agostino Hall (o prédio de apartamentos estudantis onde moro) ficaram entulhado de caixas onde os J.D.s tinham trazido cacarecos que eu nem sonharia em poder trazer nas minhas 140 libras (64 kg) de bagagem.

Hoje de manhã me permiti dormir até às 9h (oh, que grande concessão!), e aí lavei roupa olhando para o Empire State Building.😉 Ainda tenho outras coisas Maria Maria por fazer (incluindo compras… no K-Mart!), e depois vou estudar. Sim, porque os professores já deixaram muito material para ler para as primeiras aulas. Não dá pra ficar pra trás.

Falando nisso, terei nas próximas semanas uma tarefa difícil: escolher de qual das cadeiras que eu escolhi na matrícula vou desistir. Tenho 15 créditos (o máximo que se pode ter num semestre), e a professora de Introdução disse expressamente que o ideal é fazer 12 (o mínimo). O argumento é que, para meus potenciais empregadores, vão importar muito mais minhas notas do que o número de créditos que fiz. O que faz sentido: melhor notas “poucas e boas” do que “muitas e medianas (ou até ruins!)”. Mesmo assim, é uma dor no coração ter que desistir, porque todas as cadeiras que eu escolhi são interessantes, e porque eu queria sugar o máximo da NYU (fazer valer a anuidade!). Colocando na balança, vou sentir como vai ser o ritmo do semestre primeiro… e depois decido se caio fora de alguma cadeira (ou seminário).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s