Uma das minhas rádios nostalgicamente preferidas é a WQXR, uma rádio pública de música erudita de New York. Para minha agradável surpresa, um dos CDs da semana na rádio é o primeiro volume de Bach: Sonatas e Partitas, lançado na semana passada. Nele, o bandolinista Chris Thile interpreta obras do compositor barroco (e luterano) Johann Sebastian Bach.
Chris Thile é um bandolinista virtuoso, mais famoso por outros estilos que pela música barroca. De minhas outras experiências com a obra musical dele eu conto um pouco mais amanhã. Por hoje, digo apenas que nem de longe esse cara de trinta e poucos anos é um músico erudito careta.
O CD recém-lançado está à venda na Amazon e no iTunes. É um investimento musical de retorno certo (digo isso por experiência, não por publicidade, porque o Chris Thile não me paga). Pra quem precisa de uma provinha antes de comprar, aí vai:
* Lembrando que clássica é a música erudita do período clássico (fim do século XVIII, início do século XIX): Haydn, Mozart, Beethoven. No século XX, outro exemplo: The Beatles.