Por acaso ouvi alguém opinar que homeopatia seria tão eficaz quanto ler a Bíblia. O tom foi de sarcasmo puro: a real mensagem era que homeopatia e leitura da Bíblia seriam ineficazes. Além de sarcasmo, preconceitos. Mesmo assim, ou até mesmo por isso, achei que valia comentar.
Homeopatia (assim como acupuntura, quiropraxia, fitoterapia) faz parte do que se chama de Medicina Complementar e Alternativa. No Brasil, é especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Mesmo assim, há quem duvide da eficácia das terapias homeopáticas, por não se enquadrarem perfeitamente nos moldes e critérios científicos da Medicina ocidental. Nesse sentido, é um preconceito compreensível: tendemos a desconfiar do que foge ao convencional.
Quanto à eficácia de ler a Bíblia, o comentário deslizou na construção de frase. De fato, ler a Bíblia não é eficaz, porque não basta: é preciso ler a Bíblia, entendê-la, aceitar sua mensagem, meditar nela e praticá-la. Como acontece com a Homeopatia, seguir a Bíblia foge ao convencional; por isso, há desconfiança e preconceito. A diferença é que, enquanto os críticos da Homeopatia testam sua eficácia, os críticos da Bíblia rejeitam sua eficácia mesmo sem testá-la.