Homeopatia: tão eficaz quanto ler a Bíblia

Por acaso ouvi alguém opinar que homeopatia seria tão eficaz quanto ler a Bíblia. O tom foi de sarcasmo puro: a real mensagem era que homeopatia e leitura da Bíblia seriam ineficazes. Além de sarcasmo, preconceitos. Mesmo assim, ou até mesmo por isso, achei que valia comentar.

Homeopatia (assim como acupuntura, quiropraxia, fitoterapia) faz parte do que se chama de Medicina Complementar e Alternativa. No Brasil, é especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Mesmo assim, há quem duvide da eficácia das terapias homeopáticas, por não se enquadrarem perfeitamente nos moldes e critérios científicos da Medicina ocidental. Nesse sentido, é um preconceito compreensível: tendemos a desconfiar do que foge ao convencional.

Quanto à eficácia de ler a Bíblia, o comentário deslizou na construção de frase. De fato, ler a Bíblia não é eficaz, porque não basta: é preciso ler a Bíblia, entendê-la, aceitar sua mensagem, meditar nela e praticá-la. Como acontece com a Homeopatia, seguir a Bíblia foge ao convencional; por isso, há desconfiança e preconceito. A diferença é que, enquanto os críticos da Homeopatia testam sua eficácia, os críticos da Bíblia rejeitam sua eficácia mesmo sem testá-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s