Depois do trabalho… ¡el tango!

Trabalhei muito no primeiro dia de pasantía (estágio) na Fundación Biosfera. Comecei às 8h e fiquei até as 19h, com pausa para almoço. Elaborei o projeto da pesquisa que vou desenvolver durante minha temporada em La Plata, para chegar a um paper científico sobre economia e mudança climática. Depois discuti o projeto com Horacio, el jefe, presidente da fundação.

É curioso que tenha arranjado tudo para um trabalho de pesquisa na Argentina e não tenha percebido que teria de escrever em espanhol. Só me dei conta desse detalhe depois de escrever o projeto. Nunca escrevi nada de muito sério em espanhol, embora tenha estudado o idioma por um ano. Vai ser no mínimo hilário!

Voltei tarde para a hospedería e estava bastante cansado. Além do trabalho ao longo de todo o dia, senti falta das horas de sono das duas últimas noites, que foram bastante curtas. Ademais, os passeios a pé dos dias anteriores – em La Plata e Buenos Aires – e a caminhada de 25 minutos da fundación até a hospedería em um dia de calor deixaram meus pés inchados e… bem, com algumas inevitáveis bolhas. Mas decidi que não dava nada e, além disso, que merecia lazer: pus calça comprida, sapato e fui à aula de tango com Enrique e três americanos que estão hospedados aqui por uns dias.

Fiz algumas aulas de tango no Brasil, anos atrás, mas nem de longe foram tão divertidas como a de hoje. No início fizemos alguns exercícios para aquecer, como caminhar ao ritmo da música e com a postura adequada. Em seguida, o instrutor nos ensinou (no meu caso, reensinou) o passo “básico” de tango.

Em mim não corre sangue argentino, tampouco tenho qualquer talento para a baila, mas o fato é que o tango me encanta de forma inexplicável. A música, o movimento, a paixão – tudo se concatena de forma perfeita e me desperta sensações singulares. Já está decidido que vou sempre que puder às aulas, pois assim na volta ao Brasil levarei comigo um pouco do que há de mais intenso na cultura argentina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s