A vida definitivamente não é bela

Rehtaeh Parsons, uma jovem canadense de 15 anos, sofre estupro coletivo. Alguém fotografa a brutalidade e faz circular a fotografia na escola da jovem. Depois disso, ela se torna alvo de assédio online (cyberbullying). Passa a sofrer de depressão e acaba por cometer suicídio.

Alguns meses depois, surge no Facebook um anúncio de um site de relacionamentos. O texto de divulgação: “Encontre Amor no Canadá!” A imagem do anúncio é uma foto de perfil de Rehtaeh Parsons. Após denúncia, o Facebook tira do ar o anúncio e publicamente pede desculpas, mas o anunciante não é localizado e o site de relacionamentos já não existe.

Ler essa história me tirou o sono. Pensei em escrever sobre os direitos violados, de mal a pior: do “simples” (mas não por isso desprezível) descumprimento de normas internacionais de autorregulamentação publicitária sobre moralidade na propaganda até o crime de estupro, passando pelo uso não autorizado de fotografia e pela ofensa à imagem e à memória de pessoa falecida. Não seriam poucas as ilicitudes a comentar.

Mas desisti. O Direito e o Judiciário, agora, no máximo vão possibilitar a punição dos responsáveis, se forem identificados e localizados. A vida de Rehtaeh Parsons já foi destruída, e cicatrizes profundas também foram deixadas nas vidas dos familiares dela. A monstruosidade humana evidente nessa história me faz pensar no quanto nosso mundo precisa, muito antes de um bom Direito e um bom Judiciário, de mais gente boa.

6 ideias sobre “A vida definitivamente não é bela

  1. Lu2

    Não Martin, a vida é bela. O ser humano é que não é. Há no mundo, na vida, todas as possibilidades do belo e do bom e o ser humano, entre todas as criaturas vivas, é o único que escolhe o mal por prazer. É obvio que há algo de muito errado com essa espécie (a qual percencemos…).

    Curtir

    Resposta
  2. Karina

    As pessoas esperam muito do Direito e do Judiciário, mas o que não percebem é que a ação mais eficiente para evitar e resolver problemas depende de si próprio. Além disso, há casos em que não existe reparação possível diante do dano causado, como no caso do texto.

    Curtir

    Resposta
  3. ivone homrich

    A vida é bela, as pessoas inescrupulosas que tem falta de caráter é que tornam a vida insuportável. Vamos formar uma corrente de fé, de princípios de renovação da vida. Afastados dos princípios que devem permear a vida só podem ocorrer fatos tão desastrosos e perversos como o citado. O direito é essencial, a sua aplicação é que deixa a desejar. Prevalece o interesse dos mais fortes sobre os mais débeis, mas a luta em prol do sua aplicação e eficácia deve continuar.

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s